Fechar

 

 

 

O comportamento canino

 

Uma visão geral sobre comportamento canino

(Texto extraido do livro Behavior problems in small animals: practical advice for the veterinary team, dos autores Jon Bowen e Sarah Heath)

Para entender a forma como os cães relacionam-se com as pessoas e outros cães, é importante conhecer um pouco sobre o comportamento social canino. Apesar de ter passado pelo processo de domesticação, o cão doméstico, por ser um descendente do lobo, ainda exibe diversos padrões comportamentais semelhantes aos seus ancestrais.

Caracteristicamente, o lobo é o animal mais social dentre os canídeos, vivendo em grupos de indivíduos aparentados e com estrutura social flexível. Normalmente, apenas um macho e uma fêmea da matilha procriam, sendo chamados de alfa. Ambos têm como função garantir a continuidade do grupo e, para tal, agem como líderes da matilha, controlam o acesso aos alimentos e suprimem a procriação entre os demais membros do grupo. Estes, por sua vez, auxiliam na criação dos animais jovens e na caça de presas. Portanto, os indivíduos dominantes são os que mais se beneficiam da relação com o grupo, pois conseguem ajuda para a criação de seus filhotes, para a caça de alimentos e garantem a passagem de material genético para a próxima geração. Na matilha, as fêmeas-alfa demonstram agressividade com outras fêmeas durante a época de reprodução, enquanto os machos-alfa são agressivos com estranhos que se aproximam da matilha. Interessantemente, os demais membros do grupo tendem a ser sociáveis com outros lobos e demonstram uma necessidade de interação social própria.


 

Vídeos